MAIO CIGANO
AEEC-MT prepara programação especial em comemoração ao Dia Nacional dos Ciganos
Lançamentos audiovisuais, encontro de mulheres e lançamento de campanha nas redes sociais marcam o V Encontro de Cultura Cigana de MT
No próximo mês de maio, mais especificamente no dia 24 (sábado), comemoramos no Brasil o Dia Nacional dos Povos Ciganos. Para comemorar a data, a Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), preparou uma programação especial, que conta com vários eventos e ações de valorização e reconhecimento à contribuição dos Calon, dos Rom e dos Sinti à cultura e a sociedade brasileiras.
Denominadas como “Maio Cigano – V Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso”, as comemorações ao Dia Nacional dos Povos Ciganos já são tradicionais na AEEC-MT desde sua fundação em 2017. Neste ano, por exemplo, conta com o V Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso, a Campanha de Valorização dos Povos Ciganos e combate aos preconceitos, racismo e estereótipos, o III Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso e a Mostra Calon Lachon de Audiovisual.
Realizada desde 2021, a campanha de valorização dos povos ciganos e de combate às discriminações contra os povos ciganos, acontece nas redes sociais da AEEC-MT e cada ano conta com um tema. Neste maio Cigano em 2025, o tema será “Ancestralidade Viva!”
A atividade começa no dia 01 de maio e ocorre durante todo o mês, com publicações com informações verdadeiras sobre os povos ciganos e biografias das pessoas homenageadas na campanha.
O objetivo principal é valorizar a ancestralidade dos povos ciganos, especialmente, as lideranças mais antigas, reconhecendo em vida as contribuições e construções que fizeram para a manutenção das culturas, tradições, modos de vida e do patrimônio imaterial ciganos.
“Nas filosofias de vida ciganas, as pessoas mais velhas são respeitadas e valorizadas, pois são os nossos mestres, que mantiveram tradições e o orgulho em sermos ciganos. Assim, escolhemos lideranças pioneiras, tanto nas comunidades mato-grossenses, quanto em nível nacional, para homenageá-las e reconhecer a contribuição e o reconhecimento dessas pessoas em vida. É também um ato de valorização aos nossos antepassados, que resistiram e possibilitaram que hoje aqui estejamos”, explica a presidente da AEEC-MT, Rosana Matos Cruz.
Mulheres Ciganas
Nos dias 23, 24 e 25 de maio, ocorre no município de Tangará da Serra, o III Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso, um patrocínio do Fundo Casa. O evento deve reunir em torno de 80 a 100 pessoas ciganas e deste ano com a novidade que terá algumas convidadas ciganas nacionais, que virão de outros Estados como Bahia, São Paulo e Goiás, especialmente, para participarem do evento.
Já está confirmada também a participação de 21 pessoas da comunidade cigana de Rondonópolis no encontro, sendo uma boa parte delas integrantes do grupo de danças Tradição Cigana, que estão na programação cultural do evento. A programação terá a participação de representantes de instituições como a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), parceiras e apoiadoras do projeto.
As atividades do III Encontro de Mulheres Ciganas, contarão ainda com oficinas de medicina tradicional cigana, com a Mestra da Cultura Mato-grossense, Maria Divina Cabral, a Mestra Diva e oficinas de danças ciganas, com Sara Macedo (Goiânia – Goiás), Adriana Achla (Várzea Grande), Jaque Roque (Cuiabá).
Mostra Calon Lachon – Outro ponto alto deste mês de maio será o lançamento de vários produtos audiovisuais que abordam a temática dos povos ciganos. A primeira delas será no dia 24 de maio, também em Tangará da Serra, encerrando o III Encontro de Mulheres ciganas de MT, ocorre o lançamento da minissérie Luzia e As Calins do Cerrado.
Patrocinado pelo Fundo Elas +, a obra aborda em cinco episódios a relação das mulheres do tronco étnico Calon, as Calin, com a natureza e a cultura cigana, consideradas por elas como inseparáveis e únicas, que inclui, a medicina tradicional cigana, um conhecimento transmitido de geração em geração pelas mulheres ciganas.
A série abre sua temporada com a matriarca, Luzia Alves Porto, que atualmente reside no município de Sinop e é uma das anciãs mais respeitadas da comunidade Calon mato-grossense. A sequência marca no episódio dois com bom humor de Zilma Rodrigues Cunha, Rondonópolis, e no episódio 3, com a tentativa de manter as tradições com Audelena Dias Cabral, também de Rondonópolis.
No episódio quatro temos a novidade com a participação especial de Sara Macedo, de Goiânia (GO) e, encerrando a temporada, trazemos a empresária e ativista, Fernanda Caiado, de Cuiabá. Por fim, o último lançamento audiovisual, é o vídeo “Chibe”, que traz um registro da I Oficina de Chibe: Reavivando A Língua Calon”, realizada nas comemorações do Maio Cigano em 2024, também no município de Tangará da Serra.
A programação do V Encontro de Cultura Cigana de MT neste mês de maio, conta ainda com a realização da Assembleia Geral Ordinária da associação, no dia 25 de maio, também em Tangará da Serra.





