ASSOCIAÇÃO DAS ETNIAS CIGANAS

black blue and yellow textile

AEEC-MT tem um PDI vivo, constantemente revisado em acordo com as nossas assembleias gerais e necessidades dos povos ciganos. Crédito da foto: Ju Queiroz

Desde a fundação em Outubro de 2017, a AEEC-MT estabeleceu um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), cujas metas, indicadores e resultados de avaliação, são acompanhados e criados pela gestão administrativa e diretoria da AEEC-MT mensalmente e pela Assembleia Geral Ordinária ao menos uma vez por ano, com a participação da imensa maioria dos nossos filiados.

O Plano de Desenvolvimento Institucional da instituição começou com uma meta bastante efetiva, que foi a de regularização jurídica da instituição, um trabalho que demorou um tempo bastante longo: outubro de 2017 a janeiro de 2020, quando conseguimos, finalmente, o registro em cartório e à Receita Federal como uma instituição sem fins lucrativos, e com CNPJ ativo.

Em nosso PDI desenvolvemos missão, objetivos e finalidades de forma conjunta e aprovada em Assembleia Geral de criação da instituição. Além disso, tendo em vista aprimoramento, monitoramento e transparência, mantemos uma seção de Transparência, onde publicamos as prestações de contas relativas a projetos executados via patrocínio ou editais específicos, públicos ou privados.

GAMBIRA E DRABE

AEEC implementa Plano de Desenvolvimento Institucional com foco na formação dos associados

Com duas ações principais: Gambira e Drabe, o PDI será executado durante os anos de 2025 e 2026, beneficiando diretamente 20 associados com cursos e workshops

A AEEC-MT iniciou neste mês de janeiro o processo de implementação do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos dois anos:2025/2026. O documento tem como objetivo principal a promoção e a melhoria dos processos internos e externos da organização.

Construído ao longo do ano de 2024 de forma coletiva a partir de uma pesquisa junto aos associados, o PDI conta com o patrocínio da Fundação André Lúcia Maggi, por meio do Edital de Fortalecimento Institucional e com o apoio e Consultoria da empresa especializada no desenvolvimento organizacional, a Ponte a Ponte (SP).

O foco principal das ações do PDI AEEC-MT 2025/2026 será a realização de workshops e cursos no campo da gestão e planejamento de instituições culturais e sociais, bem como no campo da produção audiovisual e comunicacional, contemplando ao longo deste período um total de 20 associados/as.

Entendemos as demandas individuais e necessidades de jovens e adultos ciganos e ciganas terem novas formações e outras perspectivas de profissionalização. Ao mesmo tempo, a Associação, muitas vezes não tem recursos financeiros suficientes para potencializar ainda mais nossas ações.

Assim, o PDI cumpre essa função de alinhar a formação de nosso público e fazer a AEEC-MT caminhar, tornar-se autônoma e ter sustentabilidade para sua continuidade.O objetivo é fortalecer a formação do quadro de associadas/os da instituição, de maneira a garantir a continuidade de ações em prol dos povos ciganos, a defesa de direitos humanos e a inclusão social das pessoas pertencente as etnias Calon, Rom e Sinti.

Também visa a formação de profissionais de origem cigana para atuar nas ações, programas e projetos da AEEC-MT, gerando renda nas comunidades ciganas de MT. A metodologia do curso prevê uma prática, através dos encontros “A Hora do Drabe” os participantes dos cursos possam realizar produções com temáticas de interesse da organização, especialmente para divulgação nas mídias sociais, redes e parceiros.

Estão previstos Encontros presenciais durante eventos já planejados pela AEEC-MT para 2025, como a Assembleia Geral, o V Encontro de Cultura Cigana e III Encontro de Mulheres Ciganas. Além disso, o PDI prevê a compra de alguns equipamentos mínimos para garantir que além das formações em audiovisual e comunicação.

Os participantes que frequentarem 80% das ações na jornada de implementação do PDI receberão bolsas de ajuda de custo em dois momentos (julho de 2025 e julho de 2026).

As formações ocorrerão em sua maioria em encontros online (plataforma zoom), durante dois dias por mês, de duas horas cada.

As aulas estão previstas para começarem no dia 08 de abril, marcando o dia Internacional dos Povos Ciganos, com cerimônia de aula inaugural, onde será apresentado o cronograma, metodologia e marcos do PDI/AEEC-MT 2025/2026.

Programa Gambira

Com o nome “Programa Gambira de formação de lideranças e geração de renda”, a primeira ação do PDI envolve quatro ciclos.

O primeiro ciclo enfoca na formação de lideranças, com rodas de conversas sobre Mobilização e Participação Social e Estratégias de Advocacy, workshops de gestão de instituições sociais, gestão financeira, e oficinas de processos administrativos, planejamento, monitoramento e avaliação, elaboração e escrita de projetos culturais

O segundo ciclo do programa Gambira envolve oficinas de audiovisual: produção, Roteiro, Direção de Arte, Direção de Fotografia, Montagem, Direção Geral e Oficina de Marketing Digital.

Já o terceiro ciclo prevê a oferta de cursos individuais em Escolas Nacionais de Cinema nas seguintes áreas: Direção de Fotografia (1 vaga), Captação de Som - Técnico de áudio (1 vaga), Edição/Montagem (2 vagas), Curso Livre de Cinema (4 vagas) e Especialização em Gestão Cultural (2 vagas).

O ciclo 4 do Programa Gambira é composto por produções práticas, que denominamos como “A Hora do Drabe”, realizadas pelo grupo formado ao longo do PDI. Também será o momento para avaliação do PDI implementado e pensar os próximos dois anos do Desenvolvimento Institucional da AEEC-MT.

“Gambira” é o modo como os ciganos de etnia Calon de algumas regiões brasileiras denominam o ato de negociar mercadorias.

“Drabe” é o modo como as mulheres ciganas chamam o ato de ir trabalhar com vendas no geral, atendimentos espirituais com garrafadas (raizeiras) e benzeção e/ou leitura de mãos.

Move MT 2 – Oi Futuro

Dois programas impulsionam nosso PDI. O primeiro deles foi a mentoria e aceleração que participamos do programa Move MT2, oferecido pela Oi Futuro e a Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

Grupo de Danças Tradição Cigana: foco do PDI da AEEC-MT em 2023. Foto: Ju Queiroz

Além de formações relativas ao desenvolvimento de ações do PDI, como revisão de metas, finalidades e objetivos, formações em captação de recursos e elaboração de projetos, a participação no Move MT2 foi importante para a criação do Núcleo de Artes Cênicas da AEEC-MT, que agregou as atividades do grupo de Danças Tradição Cigana.

Nesta mentoria, o foco de gestão e aceleração foi justamente o Núcleo e o grupo de Danças, o que resultou na elaboração de dois projetos, que estão em processo de captação de recursos para sua execução.

A Coordenadora do grupo de Danças, Audelena Dias Cabral e seu membro, José Arthur Pereira, de Rondonópolis, participaram da mentoria, assim como o diretor do Núcleo de Artes Cênicas e coordenador de cultura da AEEC-MT, Rodrigo Zaiden; e o gestor de projetos e assessor para ciência e comunicação, Aluízio de Azevedo.

A mentoria começou em julho de 2023 e se encerrou em janeiro de 2024.

FALM – PDI

Outro programa de desenvolvimento do PDI da AEEC-MT que estamos participando é o programa de mentorias da Fundação André Lúcia Maggi (FALM).

O projeto para revisão e fortalecimento de nosso PDI junto à FALM, tem como objetivo específico nesta mentoria, o fortalecimento do Núcleo de Audiovisual da instituição, com a compra de equipamentos e a formação de pessoas ciganas para trabalharem neste mercado cultural.

A mentoria da FALM começou em dezembro de 2023 e deve continuar pelos próximos dois anos, encerrando-se em 202, quando continuaremos a revisar, planejar, implementar e monitorar o nosso PDI.