
AEEC-MT tem um PDI vivo, constantemente revisado em acordo com as nossas assembleias gerais e necessidades dos povos ciganos. Crédito da foto: Ju Queiroz
Desde a fundação em Outubro de 2017, a AEEC-MT estabeleceu um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), cujas metas, indicadores e resultados de avaliação, são acompanhados e criados pela gestão administrativa e diretoria da AEEC-MT mensalmente e pela Assembleia Geral Ordinária ao menos uma vez por ano, com a participação da imensa maioria dos nossos filiados.
O Plano de Desenvolvimento Institucional da instituição começou com uma meta bastante efetiva, que foi a de regularização jurídica da instituição, um trabalho que demorou um tempo bastante longo: outubro de 2017 a janeiro de 2020, quando conseguimos, finalmente, o registro em cartório e à Receita Federal como uma instituição sem fins lucrativos, e com CNPJ ativo.
Em nosso PDI desenvolvemos missão, objetivos e finalidades de forma conjunta e aprovada em Assembleia Geral de criação da instituição. Além disso, tendo em vista aprimoramento, monitoramento e transparência, mantemos uma seção de Transparência, onde publicamos as prestações de contas relativas a projetos executados via patrocínio ou editais específicos, públicos ou privados.


Grupo de Danças Tradição Cigana: foco do PDI da AEEC-MT em 2023. Foto: Ju Queiroz
Além de formações relativas ao desenvolvimento de ações do PDI, como revisão de metas, finalidades e objetivos, formações em captação de recursos e elaboração de projetos, a participação no Move MT2 foi importante para a criação do Núcleo de Artes Cênicas da AEEC-MT, que agregou as atividades do grupo de Danças Tradição Cigana.
Nesta mentoria, o foco de gestão e aceleração foi justamente o Núcleo e o grupo de Danças, o que resultou na elaboração de dois projetos, que estão em processo de captação de recursos para sua execução.
A Coordenadora do grupo de Danças, Audelena Dias Cabral e seu membro, José Arthur Pereira, de Rondonópolis, participaram da mentoria, assim como o diretor do Núcleo de Artes Cênicas e coordenador de cultura da AEEC-MT, Rodrigo Zaiden; e o gestor de projetos e assessor para ciência e comunicação, Aluízio de Azevedo.
A mentoria começou em julho de 2023 e se encerrou em janeiro de 2024.
FALM – PDI
Outro programa de desenvolvimento do PDI da AEEC-MT que estamos participando é o programa de mentorias da Fundação André Lúcia Maggi (FALM).


O projeto para revisão e fortalecimento de nosso PDI junto à FALM, tem como objetivo específico nesta mentoria, o fortalecimento do Núcleo de Audiovisual da instituição, com a compra de equipamentos e a formação de pessoas ciganas para trabalharem neste mercado cultural.
A mentoria da FALM começou em dezembro de 2023 e deve continuar pelos próximos dois anos, encerrando-se em 202, quando continuaremos a revisar, planejar, implementar e monitorar o nosso PDI.