ASSOCIAÇÃO DAS ETNIAS CIGANAS

DIVERSIDADE ÉTNICA E DE GÊNERO

III Encontro de Mulheres Ciganas de Mato grosso

Cerca de 80 pessoas, em sua maioria mulheres ciganas do tronco étnico Calon que vivem em diversas cidades do Estado, como Rondonópolis, Cuiabá e Várzea Grande, participarão nos próximos dias 23, 24 e 25 de maio em Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá) do “III Encontro de Mulheres Ciganas de Mato Grosso: medicina Calon, cerrado e (in)justiças climáticas”.

Realizado pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), o evento ocorre marcando o Dia Nacional dos Ciganos, comemorado desde 2006 a todo 24 de maio. A ação integra as programações paralelas realizadas pela associação durante todo o mês, denominada “ V Encontro de Cultura Cigana de Mato Grosso - Maio Cigano”.

Neste ano, o Encontro de Mulheres tem financiamento do Fundo Casa Socioambiental, por meio de seleção na Chamada de projetos “Resiliência Climática e Equidade de Gênero: Fortalecendo Comunidades para Promoção da Inclusão e Diversidade” e apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT).

Além de contar com a participação de mulheres ciganas vindas de vários municípios mato-grossenses,

a novidade é que o Encontro também terá a presença de algumas convidadas especiais do movimento

cigano nacional.

Estão previstas, por exemplo, a participação da Conselheira Nacional de Igualdade Racial representando os povos ciganos, Edvalda Bispo dos Santos, da integrante do Coletivo Ciganagens, Sara Macedo e da coordenadora da Roda Cigana Rede Humanitária, Luh Ynaiah.

De acordo com a presidente da AEEC-MT, Rosana Cristina Alves de Matos Cruz, “o objetivo é promover tanto um intercâmbio intergeracional, entre mulheres ciganas de diferentes idades, mas especialmente, promovendo a conexão entre as jovens e as velhas, quanto um intercâmbio entre mulheres ciganas de diferentes cidades e Estados”.

“Também buscamos com o encontro fortalecer a formação política pela inclusão das mulheres ciganas e suas lutas e demandas, que incluem a promoção da justiça climática e ambiental. Ao final do evento queremos elaborar uma carta das mulheres ciganas em defesa do Cerrado e da manutenção das tradições ciganas”, explica Rosana.

Programação – O Encontro de Mulheres Ciganas de MT trará nesta edição duas temáticas principais: a primeira delas será as questões climáticas e ambientais, que estão diretamente ligadas à segunda, a medicina tradicional Calon e à saúde das mulheres ciganas.

Um dos pontos altos do evento, serão as oficinas promovidas pela Mestra da Cultura Mato-grossense,

a raizeira e benzedeira, Maria Divina Cabral, a Mestra Diva.

Ela conduzirá duas oficinas: “preparando uma garrafada para a saúde da mulher” e “Banho de Mal de Simioto”.

Além disso, o evento prevê uma intensa programação cultural, composta por vivências de danças para

mulheres e oficina de circo para as crianças que estiverem participando do evento e outros interessados.

O encontro conta ainda com o lançamento de produções audiovisuais inéditas, sendo uma delas,

a minissérie “Luzia e As Calins do Cerrado”, cujo foco são as mulheres ciganas que vivem no Cerrado,

especialmente, nos Estados de Mato Grosso e Goiás.

Assessoria para Ciência e Comunicação da AEEC-MT